domingo, 1 de junho de 2008

Eleições e preocupações agitam Seia, Portugal e o Mundo

Nas eleições do PSD, em Seia o vencedor foi Pedro Santana Lopes, com 27 votos, contra 20 de Manuela Ferreira Leite e 11 de Pedro Passos Coelho, votando 59 dos 90 que o podiam fazer.
Como se sabe, a nível nacional a vencedora foi Ferreira Leite, tendo Santana Lopes sido o grande perdedor.
Seja como for, José Socrates vai ter que adequar a sua estratégia de governação a “Manuela Azeda o Leite”, num quadro difícil, com uma conjuntura nacional e internacional bastante complicada e adversa. Precisamente num panorama bastante negro, talvez dos mais complicados de sempre, com grandes ameaças para o mundo. Por um lado, assistimos à subida vertiginosa dos combustíveis, à subida galopante das taxas de juro e mais grave ainda dos bens alimentares de primeira necessidade, com todas as ameaças ambientais a espreitarem e todos os paradigmas de desenvolvimento a mudarem.
O artigo de Mário Soares no DN é bastante elucidativo dos problemas contemporâneos do nosso país e do mundo em geral.
As preocupações ambientais agudizam-se, o mundo desequilibra-se cada vez mais e os países emergentes ameaçam todas as estratégias globais, e parecendo que não, tudo isso tem reflexo nas nossas vidas, nas nossas terras.
Em Portugal haverá eleições no próximo ano, para o governo, para as Câmaras e para o Parlamento Europeu e tudo isto entra nas reflexões de todos nós, num quadro complexo e preocupante, ainda para mais numa altura em que a grande maioria de autarcas chega ao limite de mandatos.
Tudo isto tem também os seus reflexos em Seia, como é normal e daí que se esperem novidades, neste xadrez internacional e nacional, com impactos locais e em várias frentes.
Para já aguarda-se que o PSD dê um contributo para a valorização politica de Seia, o que não tem acontecido nos últimos anos, antevendo-se dias difíceis para Andrade Ferreira e Nuno Almeida. Bem sei que é difícil para quem tem o seu trabalho, ter de fazer oposição, muitas vezes sem meios e sem acesso privilegiado a informação, mas como se costuma dizer, “quem não quer ser lobo não lhe veste a pele”!...
Do lado do PS, Eduardo Brito ganhou de novo a concelhia, é Presidente da Câmara, comanda, politicamente tudo e todos em Seia e anunciou por estes dias que será também candidato à Federação Distrital da Guarda. Do outro lado encontra-se uma lista liderada por José Albano de Celorico da Beira e André Figueiredo, que, ao que conta, poderão ter já assegurado mais de 60% dos votos distritais, por isso, as eleições, que só serão lá para Outubro prometem ser agitadas. Da minha parte, que não me candidatei ao PS de Seia pelas razões que publicamente expliquei, congratulo-me por haver para já, duas candidaturas, prevendo-se que poderá haver uma terceira e moções surpreendentes.
Já tive oportunidade de felicitar Eduardo Brito pela coragem em se submeter a estas eleições da Guarda e conto ouvir esta segunda feira à noite o candidato José Albano, na sede do PS de Seia.
Quanto ao resto, politicamente falando, vou continuar a andar por aí, a ouvir, a apreciar, comentar e tudo o mais que faz parte do lado saudável da coisa!

4 comentários:

Antonio Fernandes Pina disse...

O País precisa de uma oposição competente e experiente, mas ao que me parece a Senhora Drª. Manuela Ferreira Leite, a quem reconheço competência, não tem experiência na condução dos dossies que dominam a actualidade Nacional e Internacional.
Apesar de vir agora defender a área social, todos sabemos que não foi essa a sua política, bem pelo contrário - fixou-se na obsessão do défice, sem quaisquer resultados. O País em 2005 estava em resseção. É curioso que os que agora tanto falam nada fizeram para melhorar a situação. Não fosse o Senhor Dr. Jorge Sampaio ex- Presidente da República e neste momento não sei bem o que seria dos Portugueses.
A comunicação social, as oposições os Senhores Dr. Mário Soares e Dr. Manuel Alegre e até o Senhor Presidente da República Professor Cavaco Silva, estão agora tão preocupados, mas medidas concretas não aparecem, a não ser aquelas que o Governo já pôs em marcha. É bom lembrar que o relatório menos favorável dizia respeito a 2004. Embora a comunicação social tenha passado por cima disso como "cão por vinha vendimada".
É evidente que o Mundo Global tem os seus contras. A subida do petróleo é, sem dúvida, um grande problema para a Europa, mas sempre aprendi que "OS PRODUTOS DE CAROS NÃO PASSAM". Tenho a certeza que o petróleo nunca será um bom investimento para os especuladores. Vamos passar por alguns sacrifícios, mais uma vez, é verdade, mas estou certo que Portugal em breve poderá atingir níveis elevados de sucesso. Os investimentos de grande qualidade que se têm feito ao nível da formação e qualificação das Portuguesas e dos Portugueses mais jovens é a garantia de que só podemos ter sucesso.
Falamos tanto em Espanha, que alguns de nós já não se importariam de pertencer ao País vizinho. É uma falsa questão. Estou perfeitamente consciente que aqueles que agora se aproveitam das fragilidades de um grande País como PORTUGAL, vão recuar pela porta pequena não tarda nada. O senhor Presidente da Câmara Municipal de Tavira tomou a medida de abastecer em Espanha. Uma vez que vai poupar cerca de 300 euros por dia é bom que comece a pensar em reduzir os Impostos e as taxas do povo de Tavira, e ao mesmo tempo ajude os mais desprotegidos.Fico à espera para ver. Esta é a verdadeira oposição que temos no País. Sem esquecer a comunicaçãp social a bater sempre mais no mesmo e incentivar a cada minuto os Portugueses a caírem na ratoeira da desgraça que lhes está a ser armada. Eu já não vejo determinados canais de televisão.
É incrível no Reino Unido, na Espanha, na França, na Itália, na Alemanha, na Finlândia, na Venezuela, na China, no Brasil, em Angola e Moçambique, etc. a comunicação social é unânime em reconhecer que Portugal é um País de sucesso e bastante desenvolvido, mais conhecido e visitado do que nunca. É incrível que venha agora a Drª. Ferreira Leita a dizer que Portugal já não tem crédito cá dentro nem lá fora. Esqueceu-se de dizer que Portugal faz parte da União Europeia de pleno direito devido à coragem do Dr. Jorge Sampaio, caso contrário já estávamos fora dela, e a quem devemos a nossa presença na Europa e no Mundo é aos Portugueses e à vontade dos nossos Governantes que conseguiram tirar-nos do buraco negro em que estavamos metidos - défice de 6,87%.
A nossa comunicação social só falta dizer que somos um País virtual. Nada daquilo que aqui acontece é verdade. Eles imaginam em vez de evoluirem. Dá no que dá!... O Mercado é elucidativo. Ora bolas!...
Temos dificuldades, não as escondemos, mas precisamos que nos digam e informem de toda a verdade. Assim não.
De acordo com o nº 1 do Artº 1º da Lei 46/2005, de 29 de Agosto, com entrada em vigor no dia 01JAN2006, o Senhor Presidente da Câmara EB poderá fazer mais um mandato. Resta saber o que vai fazer ou dizer.
O Senhor Dr. M.J.B. é competente e experiente. Por mim é um bom Presidente de Câmara.
Para si DR. MJ.B.
Um grande abraço
Do sempre amigo
Assina: António Fernandes Pina.

Antonio Fernandes Pina disse...

Tenho que escrever, senão fico doido da minha cabeça.
Dá-me a impressão que o Senhor Presidentte da Câmara Municipal de Tavira está "A METER ÁGUA". Ora diz que poupa 120 euros por dia, ora diz que poupa 100.000 euros por ano. Eu ouvi na RTPN ainda há poucos minutos. Em que ficamos?
Esta é a oposição que temos!...
Ora bolas!...
Para si Dr. M.J.B.
Um grande abraço
Do sempre amigo
Assina: António Fernandes Pina.

Anónimo disse...

dr. Mário Branquinho, faz bem em andar por aí. Saiba aguardar com serenidade e vá continuando a dizer o que pensa e não tenha medo, porque quem não deve não teme.
Sou seu admirador e olhe como eu há mais gente a pensar o mesmo do senhor. Um dia vai lá chegar

Antonio Fernandes Pina disse...

Estou convicto que o DR. M.J.B. já ultrapassou todas as expectativas, e os responsáveis políticos a nível Nacional e Local do P.S. sabem perfeitamente que é o único que tem, competência e esperiência, capaz de reunir à sua volta os jovens que são o futuro do concelho e do país.
Tenho a certeza que o Dr. M.J.B. irá preveligiar o combate ao endividamente, à criação de emprego, ao desenvolvimento suatentável e ao apoio às populações nas suas necessidades.
O Dr. M.J.B. é um político de grandes qualidades humanas, capaz de elevar o concelho de Seia a um nível nunca antes visto.
Reconheço que o P.S. de Seia tem bons quadros, pessoas pelas quais tenho a maior consideração e estima, mas políticamente sou favorável a uma candidatura do Dr. M.J.B. às Autárquicas de 2009.
Assina: António Fernandes Pina.