sexta-feira, 6 de junho de 2008

Desporto é saúde e desenvolvimento

O Atletismo ainda é o desporto com mais visibilidade no nosso concelho, sobretudo pelo empenhamento do Centro de Atletismo e da Associação da Senhora do Desterro, além de um ou outro clube do concelho.
A pista do Estádio Municipal tem todas as condições para a prática de várias modalidades em termos de alta competição, e já lá têm decorrido grandes provas. Faltará trazer mais eventos de expansão nacional, nesta e noutras modalidades. A negociação quer com a Federação Portuguesa de Futebol, quer com a UEFA poderia trazer um ou outro jogo amigável, de uma selecção “sub-qualquer coisa”, por exemplo, ou um clube da primeira divisão em preparação de época.
O Voleibol também tem alguma expressão, nomeadamente a nível escolar, tendo inclusivamente a Câmara homenageado no ano passado a equipa de Seia e o Professor Luís Pinto pelo trabalho desenvolvido.
O Xadrez, que chegou à primeira divisão nacional, parece ter desaparecido.
Um dia destes organizei uma tarde de jogos tradicionais e foi interessante! Quem sabe não esteja na hora de incrementar, numa perspectiva lúdica os ditos jogos?! A Associação de Jogos Tradicionais da Guarda é dinâmica e está disponível para colaborar. Seria interessante fazer o contraponto dos jogos de antigamente com os jogos tecnológicos de hoje?!
Ultimamente os BTT, os TT e as caminhadas é que têm estado na moda, e têm o seu lado de saudável e de interessante. Pelo menos a saúde agradece.

Enfim, desporto é saúde e desenvolvimento.
Nota: Por falar em caminhada, este Sábado de manhã vou fazer a caminhada - Lagoa Comprida / Vale do Rossim! Depois conto contar!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Com o fim de enriquecer e complementar a opinião do articulista, gostaria de lembrar que o desporto em Seia não se resume às instituições e à pessoa do Professor Luis Pinto que é justo merecedor de todas as homenagens que tem recebido. Gostaria no entanto de lembrar que a Escola Evaristo Nogueira , seus alunos e professores têm sido distinguidos em "Galas Desportivas" a nível distrital e nacional, por reconhecido mérito do trabalho desenvolvido.Será que "santos de casa não fazem milagres?". Lembro que desde há cinco anos consecutivos a EEN é campeã nacional de Giravolei (F.P.Voleibol), é desde há mais de uma dezena de anos campeã Regional e vicecampeã nacional de Ginástica, campeã distrital de Voleibol masculino e feminino nos escalões de Infantis e Iniciados, há cinco anos... etc... etc.. se isto não é divulgar a nível distrital, Regional e Nacional o nosso concelho, então o que é? ... compreendo que a informação por vezes não chega a todos, mas entendi que devia dizer que o desporto concelhio não é bem assim como foi retratado e que nós na Escola Evaristo Nogueira temos marcado, ao longo dos anos, uma presença constante ao mais alto nível do Desporto Escolar e merece por isso a nossa instituição o reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido.Obrigado por me dar oportunidade de divulgar as nossas informações e opinião no seu blog que está efectivamente ao serviço de Seia e dos Senenses. Bom trabalho !

Antonio Fernandes Pina disse...

Quero felicitar o Centro de Atletismo de Seia (C.A.S.) pelo 5º. lugar no Campeonato Nacional de Clubes da 1ª. Divisão, os seus Dirigentes, os Técnicos e Atletas.
O C.A.S. é um Centro de Atletismo de alta competição.
Aqui está a razão e forma como é possível chegar lá sempre que haja trabalho, competência, experiência e vontade de vencer.
Quero também felicitar a Associação da Senhora do Desterro pelos êxitos alcançados também no Atletismo.
Quero ainda deixar aqui um grande elogio a João Marques um bom amigo, que venceu o XI grande prémio de Atletismo da Vila de Teixoso, em veteranos, e ao Centro Desportivo e Recreativo de Quintela. Um exemplo de dedicação e esforço.
Para si Dr. M.J.B.
Um grande abraço
Do sempre amigo
Assina: António Fernandes Pina.

Anónimo disse...

o SR. António Fernandes Pina não gosta de S. Romão.
A Senhora do desterro é, e sempre foi, uma anexa de S.Romão

Francisco Pina disse...

Informo o Senhor Anónimo que São Romão representa para mim e para a minha família um marco nas nossas vidas, onde tive oportunidade de estudar no Colégio N.S. da Conceição, assim como meu irmão, e o meu pai Ernesto Duarte Pina foi taxista.
Em São Romão temos muitos e bons amigos que jamais esqueceremos.
Se quer saber mais de mim pergunte a Carlos Alberto Ribeiro Garcia, meu grande amigo, quem sou e o que representamos para São Romão.
A última vez que tive oportunidade de conviver com gente de São Romão foi na visita do Rancho de São Romão a Lisboa, há bem pouco tempo, onde tive a oportunidade de conviver com eles com enorme carinho e amizade.
Apresento-lhe os melhores cumprimentos
Assina: António Fernandes Pina.

Anónimo disse...

Sr. Chico: Agradeço a sua informação, mas não tenho conhecimento, que o Senhor, ou Carlos Garcia, tenham feito alguma coisa, em benefício de São Romão.