terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Hostel Criativo abre na aldeia de Sabugueiro, na Serra da Estrela



O antigo Centro de Dia da aldeia foi convertido em hostel com o objectivo de promover o turismo cultural, potenciando o intercâmbio entre comunidades artísticas e a comunidade local.
O antigo edifício do Centro de Dia de Sabugueiro, em Seia, na Serra da Estrela, reabriu as portas como hostel com o objectivo de "reforçar o turismo cultural e promover a economia social", foi esta terça-feira anunciado.
O Hostel Criativo "é o mais recente projecto da Associação de Beneficência do Sabugueiro, que resultou do aproveitamento do antigo edifício de Centro de Dia, localizado num lugar privilegiado da aldeia, designada a 'mais alta de Portugal'", disse à agência Lusa o presidente da direcção, Mário Jorge Branquinho.
Segundo o responsável, o Hostel Criativo do Sabugueiro, que foi criado com o apoio do Turismo de Portugal, assume-se como "uma unidade diferenciadora em plena Serra da Estrela".
Mário Jorge Branquinho adiantou tratar-se de "um espaço acolhedor, de conforto e de forte inspiração para acções criativas e de Residências Artísticas o ano todo, em plena Serra da Estrela".
A unidade hoteleira é também um projecto que surgiu enquadrado "numa estratégia de economia social" daquela instituição de solidariedade social, do concelho de Seia, "de apoio a camadas mais desfavorecidas da região", disse.
O novo hostel dispõe de camas em quartos com beliches e de camas individuais que acomodam quatro a sete pessoas, e de dois quartos duplos, com uma capacidade total para 33 pessoas.
Também possui uma sala de convívio, "onde se realizam exposições, tertúlias, exibição de filmes e outras actividades, e uma marquise para descanso ou actividades criativas, como sejam pintura, escrita criativa, composição musical ou outras", acrescenta a fonte.
O equipamento está ainda dotado com cozinha, 'wi-fi' gratuito e aquecimento geral, entre outros suportes de conforto.
"Com este novo projecto, que é diferente de todos os que existem na região, a Associação de Beneficência do Sabugueiro tem como objectivos promover as artes e a cultura, inspiradas nos recursos do território regional, fomentando o intercâmbio entre comunidades de artistas, pensadores e criativos e a comunidade local/ regional", segundo o seu presidente.
O projecto visa também "fomentar o conhecimento das potencialidades naturais do território, através da oferta de experiências baseadas no turismo cultural e de natureza".
Fomentar a participação da comunidade local e o intercâmbio com os turistas, combater a sazonalidade do turismo na região de intervenção e contribuir para o aumento da estada média dos turistas, são outros dos propósitos que estiveram na origem da criação do novo equipamento hoteleiro.
Com a obra, a Associação de Beneficência do Sabugueiro "prossegue a sua missão social", uma vez que o hostel "pretende ser uma nova fonte de rendimento para a instituição, enquadrada na chamada 'economia social'", refere a direcção.

Lusa 12 de Fevereiro de 2019, 14:28 – Jornal Público

Sem comentários: