domingo, 20 de fevereiro de 2011

Oliveira e Seia querem trocar Zêzere pelo Mondego

Notícia do Diário As Beiras

Os municípios de Oliveira do Hospital e Seia querem sair do sistema multimunicipal das Águas do Zêzere e Côa (AdZC), e passar para as Águas do Mondego (AdM).

Ao contrário dos outros 14 municípios que fazem parte da AdZC, estas duas autarquias, não querem denunciar judicialmente os contratos e optam antes pela mudança de empresa.

Isto mesmo foi confirmado ao DIÁRIO AS BEIRAS pelo presidente da câmara de Seia.

Carlos Filipe Camelo frisa que “não subscrevemos a posição dos outros 14 municípios, uma vez que estamos a tentar negociar a migração da AdZC para a AdM”.

Recorde-se que os dois autarcas têm criticado o facto de a AdZC ter aumentado em demasia o preço da água e saneamento. O presidente da câmara de Oliveira, José Carlos Alexandrino, chegou mesmo a dizer que os 16 municípios que fazem parte do sistema da AdZC estão a pagar a água “mais cara de Portugal”.

Os municípios que fazem parte da AdZC reuniram, esta semana, com a ministra do Ambiente, mas não conseguiram demove-la a diminuir as tarifas que estão a ser praticadas, pelo que admitem agora recorrer aos tribunais.

As afinidades existentes entre Oliveira, Seia e as AdM são outro dos aspetos apontados por Filipe Camelo para esta mudança, bem como “um conjunto de outras situações associadas aos tarifários”.

O autarca de Seia adianta que já estão em curso negociações “quer junto da AdZC, quer da AdM e, em paralelo, com o Ministério do Ambiente, relativamente às Águas de Portugal”.

Revela que estão em cima da mesa os “impactos positivos e, eventualmente, negativos, quer da saída da AdZC, quer da entrada na AdM”.


Esta é uma noticía de Paulo Leitão, no Diário As Beiras, e pode ser uma boa notícia, porque só dessa maneira a Câmara de Seia pode sair do sufoco financeiro que é estar no sistema das Águas do Zezere e Coa, além de poder baixar o preço dos custos da água aos municípes.

4 comentários:

Anónimo disse...

A água tal como outros bens/serviços até aqui eram assegurados pela câmara municiapl. Como em tudo que pode gerar «milhões» e como por este país fora, a ordem é PRIVATIZAR.
Quem privatiza, não o faz à toa...
eles têm que de alguma forma beneficiar com o facto de venderam este bem precioso, ou vão para a administração da empresa das águas ou vá-se lá saber o que lhes deram em troca.
Os preços sobem nos concelhos onde a exploração da água pertence a empresas privadas, veja-se o caso dos municuipios inde a àgua ainda é de gestão pública. VENDERAM AGORA SUJEITAM TODA A GENTE A ESTE ROUBO!

PELA ÁGUA LIMPA DA SERRA DA ESTRELA E PELO RESPEITO DOS MUNICIPS, DIGAM AS VERDADES TODAS

Anónimo disse...

Além dos municipios mais junto ás montantes das nascentes carecerem de menos meios de custo/distancia e preverem custos adicionais no tratamento de aguas residuais.
O preço da agua não se justica mais cara que os restantes Municipios, logo o direito de as Autarquias optarem pelo contrato mais barato de iguais ou melhores condiçoes.
eugenio matos

seia.portugal disse...

Gostaria de lembrar que aqui no blogue as mensagens anónimas com conteúdo grave, não serão publicadas. Quem as enviar, para as ver publicadas, tem de assinar por baixo, porque isso é que é correcto. É que eu não posso assumir acusações de um anónimo.

Anónimo disse...

E será que vai responsabilizada a/s pessoa/s que fez o contrato com essa tal empresa? algum dia ficaremos a saber as verdadeiras contrapartidas que foram "OFERECIDAS"?
Vamos continuar sempre no mesmo?
os nossos des/governantes nunca são punidos por a má gestão que fazem ou fizeram dos nossos recursos?
A.J.