quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Feira Regional do Queijo Serra da Estrela em Seia





Organizada pelos Municípios de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres

Os Municípios de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia, vão realizar este ano a primeira edição da Feira Regional do Queijo da Serra da Estrela. A iniciativa vai decorrer em Seia no próximo dia 05 de Março, Sábado de Carnaval.


Realizada no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela, a Feira Regional, representa um novo patamar de articulação supra-municipal com ganhos de escala e sinergias para promover o Queijo Serra da Estrela e um certame que é uma imagem de marca da região.

A Feira Regional do Queijo Serra da Estrela pretende fomentar a notoriedade do Queijo Serra da Estrela, salvaguardar a sua preservação enquanto produto endógeno regional e valorizar e dinamizar a cadeira de valor do Queijo da Serra da Estrela e seus agentes directos. Os municípios pretendem igualmente reforçar o incentivo e a valorização da certificação do Queijo Serra da Estrela e criar através das parcerias intermunicipais formas objectivas de promoção da região e da Serra da Estrela.

Os três municípios pretendem através desta união de esforços promover o potencial dos territórios aproveitando todos os seus recursos endógenos para promover um grande certame regional que ganhe afirmação nacional e internacional.

A Feira Regional do Queijo Serra da Estrela visa ainda promover a cultura e as tradições locais numa perspectiva de afirmação regional e de valorização da atractividade da turística numa época em que a Serra da Estrela é bastante procurada.

Durante o mês de Fevereiro, os três municípios irão desenvolver todos os trabalhos de organização do evento e incentivo à participação junto dos agentes do sector e irão decorrer iniciativas promocionais da Feira Regional do Queijo Serra da Estrela.

A Feira Regional do Queijo Serra da Estrela é uma parceria dos Municípios de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia, no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela. A iniciativa surge do entendimento estratégico dos três municípios para a criação de um grande certame promotor do Queijo Serra da Estrela com edições anuais que reúna toda a cadeia de valor do Queijo Serra da Estrela. A calendarização do certame ditou que Seia receba o evento em 2011, Gouveia em 2012 e Fornos de Algodres em 2013.




2 comentários:

Anónimo disse...

boa notícia! Mas gostava de deixar aqui a seguinte questão, que pode também levá-la pra discussão no seu partido: Durante o ano qual o apoio, financeiro ou outro, que dão aos produtores(familiares e pquenos e médios empresários) e distribuidores do queijo da serra???
Sabe, nós precisamos de ajudas durante todos os dias do ano e não apenas durante um fim se semana!

Anónimo disse...

será que este ano, finalmente, vamos comer um bocadinho de queijo??? sim, porque normalmente ou a organazização é mal feita ou então é mesmo a fome, a crise e o desespero que levam as pessoas a comportarem-se daquela maneira. NO entanto é uma boa iniciativa