sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Faleceu Eduardo Osório



Faleceu esta semana, com 58 anos de idade, o arquitecto Eduardo Ósório Gonçalves, que foi Director do Parque Natural da Serra da Estrela de 1988 a 1996.



Após alguns meses de sofrimento, acabou por partir um homem bom, que deixou várias marcas nesta região da serra da Estrela e em particular no seu património natural e cultural.



Eduardo Osório Gonçalves, arquitecto pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, nasceu em Gouveia em 1953, foi director do Parque Natural da Serra da Estrela, entre 1988 e 1996, participou em diversos projectos de salvaguarda e reabilitação do património, em vários pontos do país, e autor de vários estudos e artigos sobre o património histórico e cultural, ordenamento do território e desenvolvimento regional.

Em 13 de Maio de 2006 apresentou publicamente “Raízes da Beira”, com um total de 1.618 páginas, divididas em dois volumes, editado pela “DisLivro Histórica”, publicações que funcionam como uma espécia de roteiro cultural para os visitantes que se deslocam à região.

Trata-se de um estudo de Genealogia e Património das principais famílias que residiram na região entre a Serra da Estrela ao Vale do Mondego, onde se englobam os actuais concelhos de Seia, Gouveia, Manteigas e Oliveira do Hospital e franjas de outros, como Tábua, Celorico da Beira e Arganil, entre o século XVI e o século XVIII.

foto: jornal porta da estrela


O estudo divulga inquirições locais, diferentes das de hoje, mas com traços comuns, que permitem avaliar o modo de vida e os costumes desses tempos e as relações familiares e sociais e centenas de habilitações como ao Santo Ofício, às ordens militares, ao estado sacerdotal e outras.

“Raízes da Beira” é ilustrado por fotografias do senense António Correia que explicam e documentam as casas, as pedras de armas, as capelas e até as sepulturas das famílias estudadas, entre outros elementos recolhidos pelo autor.


Para além de grande Genealogista, Eduardo Osório era também um acérrimo defensor da natureza e do património arquitectónico desta região.

Em 1995, tive o previlégio de ver o seu empenhamento na criação do Cine'eco, aceitando nessa altura, que o Parque Natural fosse parceiro efectivo do Festival Internacional de Cinema de Ambiente da serra da estrela, lançado com pompa e circunstância no Hotel da Lapa em lisboa.

Até sempre Eduardo Osório.

Nota:

alguns dados deste texto, recolhi-os no Jornal Porta da Estrela online (Maio 2006).


1 comentário:

Cagido disse...

Que Deus o receba no seu reino de paz e amor.
À família enlutada as minhas sentidas condolências.