domingo, 23 de maio de 2010

José Carlos Calado


Gente de Seia com valor - José Carlos Calado



José Carlos Calado nasceu em Tortozendo, Covilhã, em 1962 e reside em Seia há tantos anos que fazem dele um verdadeiro senense.

Participou em vários cursos e workshops de fotografia, com destaque para o primeiro workshop profissional Fuji Film (Lisboa) e o curso de aperfeiçoamento da impressão a preto e branco, na ARCA (Coimbra) e frequentou a ETIC (Escola Técnica de Imagem e Comunicação, Lisboa).

Co-fundador da Associação de Arte e Imagem de Seia.

Iniciou a sua actividade como fotógrafo profissional há 20 anos, praticando actualmente a fotografia de autor, encontrando-se já no circuito das exposições de fotografia. Realizou reportagens fotográficas na Hungria, Marrocos, República Checa e Roménia.

Trabalhos seus ilustram vários livros .

Das várias Exposições individuais realizadas destacam-se: “Degraus do Tempo” (, Seia); “Rostos de Gente” (Casa Municipal da Cultura, Seia), entre outras.
Tem participado em várias edições da ARTIS.

Falar de Carlos Calado é, invariavelmente, falar de fotografia em Seia. É ir de encontro ao seu estilo e gosto de criar imagens naturais, acompanhando os avanços tecnológicos que têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas e agilização das etapas do processo de produção.

E desta forma e à medida que Carlos Calado tem aprofundado a sua experiência, sempre com um cunho pessoal marcante, tem ampliado a sua visão do mundo, muitas mais vezes real que simbólico. Um mundo que Carlos calado preserva, num amplo espectro feito arte, numa corrente que a contemporaneidade suporta.

E porque fazer fotografia não é apenas apertar o disparador, Carlos Calado remete-nos para pormenores e significados que ficam e que marcam no panorama das artes em Seia.

Este ano, os artistas de Seia prestam-lhe uma singela homenagem na edição da ARTIS, e que coincide com uma exposição individual nos Paços do Concelho, intitulada, “Onda de patriotismo”.


Sem comentários: