Gente de Seia com valor - José Carlos Calado
José Carlos Calado nasceu em Tortozendo, Covilhã, em 1962 e reside em Seia há tantos anos que fazem dele um verdadeiro senense.
Participou em vários cursos e workshops de fotografia, com destaque para o primeiro workshop profissional Fuji Film (Lisboa) e o curso de aperfeiçoamento da impressão a preto e branco, na ARCA (Coimbra) e frequentou a ETIC (Escola Técnica de Imagem e Comunicação, Lisboa).
Co-fundador da Associação de Arte e Imagem de Seia.
Iniciou a sua actividade como fotógrafo profissional há 20 anos, praticando actualmente a fotografia de autor, encontrando-se já no circuito das exposições de fotografia. Realizou reportagens fotográficas na Hungria, Marrocos, República Checa e Roménia.
Trabalhos seus ilustram vários livros .
Das várias Exposições individuais realizadas destacam-se: “Degraus do Tempo” (, Seia); “Rostos de Gente” (Casa Municipal da Cultura, Seia), entre outras.
Tem participado em várias edições da ARTIS.
Falar de Carlos Calado é, invariavelmente, falar de fotografia em Seia. É ir de encontro ao seu estilo e gosto de criar imagens naturais, acompanhando os avanços tecnológicos que têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas e agilização das etapas do processo de produção.
E desta forma e à medida que Carlos Calado tem aprofundado a sua experiência, sempre com um cunho pessoal marcante, tem ampliado a sua visão do mundo, muitas mais vezes real que simbólico. Um mundo que Carlos calado preserva, num amplo espectro feito arte, numa corrente que a contemporaneidade suporta.
E porque fazer fotografia não é apenas apertar o disparador, Carlos Calado remete-nos para pormenores e significados que ficam e que marcam no panorama das artes em Seia.
Este ano, os artistas de Seia prestam-lhe uma singela homenagem na edição da ARTIS, e que coincide com uma exposição individual nos Paços do Concelho, intitulada, “Onda de patriotismo”.
Sem comentários:
Enviar um comentário