quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Conferência Comunidades e Florestas Resilientes, dia 21de outubro em Seia


Comunidades e Florestas Resilientes é o tema da Conferência que vai decorrer no Auditório do CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia, no próximo dia 21 de outubro, integrada nas atividades paralelas do CineEco 2017. 
A sessão de abertura será presidida pela Secretária de Estado do Ordenamento e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

A conferência, no painel da manhã, tem como convidado para a abertura dos trabalhos o Professor Luis Filipe Gomes Lopes, Professor e Diretor da Licenciatura em Engenharia Florestal da UTAD - Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Seguindo-se a intervenção um painel de convidados que vão dar a conhecer um conjunto de projetos que mobilizam a sociedade civil em prol de uma floresta mais sustentável.
Nomes como Marta Pinto, Coordenadora do Grupo de Estudos Ambientais da Universidade Católica Portuguesa – Porto, Pedro Sousa, Coordenador do Projeto Floresta Comum – da QUERCUS, Elizabete Marchante, investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, Nelson Matos coordenador do  Projeto Forest – in, são alguns dos oradores que vão inspirar a plateia, pela paixão e empenho com que abraçam estes projetos de grande envolvimento comunitário.
O período da tarde, já focado na criação de valor económico na Floresta, tem como convidado para a abertuta de painel Henrique Pereira dos Santos, arquitecto paisagista e cronista. Seguindo-se um conjunto de projetos empresariais que evidenciam o potencial económico da floresta. Carlos Fonseca professor Associado na universidade de Aveiro, estárá nesta conferência na qualidade de empreendedor. João Nunes administrador e CEO da Associação BLC3 - Campus de Tecnologia e InovaçãoBLC3, vai falar-nos sobre um dos mais recentes projetos, Centro Bio, em desenvolvimento na incubadora portuguesa de Oliveira do Hospital que ganhou o prémio Regio Stars 2016.

Miguel Ramos vai apresentar a MycoTrend uma startup especializada no estabelecimento de plantações de cogumelos silvestres e na produção e venda de plantas micorrizadas para produção de cogumelos comestíveis. Um projeto alinhado com a inovação mundial para o cultivo de cogumelos silvestres quer pela tecnologia incorporada quer pelas espécies cultivadas.

O encerramento do painel cabe a Pedro Serra Ramos, Presidente da ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, uma associação que representa um universo de micro, pequenas e médias empresas de serviços, com um volume de emprego correspondente a cerca de 9.000 postos de trabalho permanente e um volume de negócios anual superior a 500 milhões de euros.

Carlos Filipe Camelo, Presidente da Câmara Municipal de Seia fará o encerramento da conferência neste dia, estando ainda prevista para o dia seguinte uma saída de campo no Parque Natural da serra da Estrela com a apresentação do projeto Life Relict- Preserving Continental Laurissilva Relics, um Projeto em implementação no concelho de Seia que tem como parceiros a Universidade de Évora, o Município de Seia, o Município de Monchique e o CITYTEX Centro de Investigación Científicas y Tecnológicas de Extremadura, que pretende recuperar o habitat prioritário 5230 – comunidades arborescentes de Laurus nobilis, na Rede Natura 2000. No caso de Seia, refere-se à recuperação do habitat de Azereiro na Cabeça e Casal do Rei.

De destacar que faz parte do programa da conferência um almoço de menú sutentável. O desafio é criar algo verdadeiramente delicioso valorizando a produção local e os mercados de proximidade. Um conceito que valoriza o slow food em aposição às dietas modernas de fast-food, com fortes pegadas de carbono e com grande influência no agravamento das alterações climáticas.


A conferência integra o conjunto de atividades e eventos que consubstanciam o Festival iNature no qual se destaca o mais prestigiado Festival Internacional de Vídeo de Ambiente o CINE ECO que decorre em Seia de 14 a 21 de outubro. Esta é uma ação do Plano de Animação para a áreas protegida da serra da Estrela enquadrada na EEC PROVERE iNature, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro. 

Sem comentários: