domingo, 22 de fevereiro de 2009

Freguesia de Vide

Viagem pelas freguesias do concelho de Seia
É a mais distante freguesia da sede do concelho: Vide, terra de Almeida Santos, esconde-se nos montes altos e escarpados, como de resto quase todas as suas mais de 20 anexas. Aqui, vive-se o isolamento, sente-se mais a interioridade e a algumas dessas anexas só se chega ainda hoje por caminhos ínvios e escabrosos, carreiros a pique, através dos pinhais.

O terreno é de grande fertilidade, embora agora já poucos cultivem. Abunda nesta região, disperso pelas encostas, o medronheiro, de que se extrai uma aguardente fina e muito apreciada.
Grande afronta para esta freguesia foram os focos de incêndio que assolaram as florestas que tão ricas em madeiras e resinas eram.
Historicamente, desta freguesia poder-se-á dizer que o povoamento não só é anterior ao séc. XII como mesmo pré-romano como o parecem confirmar os vestígios arqueológicos da região. A construção da Igreja Matriz, por exemplo, data do
século XVI ou XVII e foi renovada no séc. XVIII.

Como é natural em terras de trabalho duro e de rendimentos financeiros difíceis, a população desta freguesia sogreu muito com a emigração e outros movimentos migratórios sobretudo para os grandes centros.

O Presidente de Junta é João Dias, que tem procurado ao longo dos anos dinamizar a freguesia, travando uma luta difícil contra a desertificação.
No campo social regista-se a actividade da Casa do Povo de Vide – Centro de Dia e da Associação D. Guiomar Almeida Santos – Lar de Idosos.
Anexada à Vide, existe uma interessante aldeia, Casal do Rei, onde o tempo parece ter parado, conservando toda a beleza e as construções habitacionais de outros tempos.

Local de visita obrigatória é o Restaurante Guarda Rios, na Barriosa.


Compõem a Freguesia cerca de 23 anexas:
Abitureira
Baiol
Balocas
Baloquinhas
Barriosa
Borracheiras
Carvalhinho
Casal do Rei
Casas Figueiras
Cide
Coucedeira
Frádigas
Gondufo
Levadas
Malhada
Monteiros
Muro
Obra
Quinta da Ribeira
Ribeira de Balocas
Rodeado
Silvadal
Vide

12 comentários:

LS disse...

Olá Mário. Apesar de lá ter casa, Vide não é a terra de Almeida Santos mas sim Cabeça. Fica esta nota.Abraço

seia.portugal disse...

Apesar de ter nascido em Cabeça, Vide não deixa de ser "terra de Almeida Santos". Tem lá casa, passa lá muito tempo, deixa lá obra e influência e blá, blá,...
MJB

LS disse...

Por essa ordem de ideias eu também tenho casa na Figueira da Foz e não me considero de lá...e também lá vou muitas vezes. Quanto a obra que Almeida Santos deixou na Vide gostaria que informasse qual foi.

Tiago disse...

Nem Almeida Santos nem João Dias deixaram qualquer obra feita. Pelo menos nada que torne minimamente sustentável algum desenvolvimento para aquela região. Há 27 anos que vou todos os anos a esta zona do país e a freguesia de Vide continua o mesmo deserto de sempre, e os pequenos projectos que de alguma forma evoluem, são trabalhados por particulares. Pode ser que alguma coisa mude nos próximos tempos.

Anónimo disse...

Ex.Sr.Mario
Um blog interesante,mas devia visitalo com mais frequencia ou pelo menos fazer algumas actualizaçoes.No caso concreto no que se refere a Joao Dias como presidente da Freguesia de Vide. Sendo que este deixou de o ser desde o dia 29 de Outubro, dia da tomada de posse do novo executivo presidido agora por Joao Carlos Amaral. Obrigado

Anónimo disse...

o linda freguesia de vide
ca estas tu, no teu sossego
cheirinho a primavera
as andorinhas vagueiam
plo ar sem receio ao medo

ar puro , fontes a deitar
abundam as giesTas em flor
os passaritos a chilrrear
e o silencio como explendor

m.fatima cardoso--FATITA

Anónimo disse...

VIDE EMOÇÃO LOUVOR PAICHÃO


O SOL A RESPLANDECER
POR ENTRE OS MEDRONHEIROS
A FLOR BRANCA BEM CHEIROSA
PERFUME ATE AOS SALGUEIROS
QUE PERTO DO RIO SE APRESENTAM
A MINHA VISÃO BEM AO LONGE
O LEIRÃO DE SALSA E ORTELÃ
QUE A AGUA REGA AINDA HOJE
E SE VAI APANHAR PELA MANHÃ





M.FATIMA CARDOSO

Anónimo disse...

JA PODEM VER IMAGENS DA FREG.DEVIDE, NO SIT DA JUNTA DE FREGUESIA DE VIDE... FOTOS DE TODAS ALDEIAS QUE COMPÕEM A FREG.DEVIDE E NÃO SÓ...FLORSILVESTRE

Anónimo disse...

http://www.juntadefreguesiadevide.pt
LINDAS FOTOS

Anónimo disse...

Bela Vista, uma Freguesia muito bonita, e com paisagens maravilhosas.

Abraço

Anónimo disse...

osenhor almeida santos fes ou mandou fazer grandes obras na vide A SUA CASA!!! havia um passarinho que cantava assim nao te fies nao te fies NOS DA VIDE que lindo!!! da Franca

Unknown disse...

almeida santos da cabeca so o nascimento, ele viveu sempre na vide assim como toda a familia, a mae a dona guiomar so la ia dar aulas e foi por essa razao que o almeida santos la nasceu...