sábado, 5 de outubro de 2013

Notas Soltas do CineEco


Em contagem decrescente para a realização da 19ª edição do CineEco, e na sequência do diálogo que se tem mantido ao longo do ano, é altura de dar mais informação relativa ao andamento de festival.


Promoção
Depois de terminada a ExpoSocial, evento importante do calendário do município, eis que arrancou este sábado uma etapa de divulgação do CineEco, com a colocação de mupis e outros painéis na cidade, seguindo-se durante a semana a distribuição de cartazes, mais mupis e catálogos do festival por cá e por concelhos vizinhos.
Até aqui a RTP era media partner do festival, juntamente com o grupo de rádios da RDP, no entanto e fruto das transformações da empresa pública, este ano não foi dada continuidade a esta parceria. Está a fechar-se outra, que será anunciada no início da semana, já que o spot está pronto e publicado no site do festival.
Parcerias
Têm decorrido várias reuniões nos Agrupamentos das Escolas de Seia, para que os alunos vão ver filmes a concurso, e devidamente preparados para retirar dos seus conteúdos aproveitamento pedagógico. Estão também a ser convidadas escolas de concelhos vizinhos dos 2º e 3ºs ciclos, enquanto que os Jardins de Infância e escolas do 1º ciclo estão a organizar-se para as sessões do Panorama Infantil.
Para além destas parcerias com Agrupamentos de Seia e da região, regista-se a parceria com a Escola Superior de Turismo e Hotelaria, com a mobilização de voluntários, com serviço de restauração e catering, com divulgação do festival junto dos alunos e indicação de professor e alunos para os júris. Outra parceria estabelecida é com a Escola Profissional da Serra da Estrela, no envolvimento dos alunos nas temáticas dos filmes a concurso e também na participação da sua Orquestra na sessão de encerramento do festival, entre outros contributos.
Outra parceria relevante tem a ver com o envolvimento da Universidade da Beira Interior (UBI), que este ano colaborou com o festival, e que está já a lançar desafios aos seus alunos de Licenciatura e Mestrado de Cinema para concepção de trabalhos para a 20ª edição do CineEco – documentários, best off 20 anos CineEco, spot’s, etc. O próprio júri da juventude tem alunos de Mestrado da UBI e estão a mobilizar-se voluntários desta escola superior para o festival. E em Maio do próximo ano haverá uma Extensão do CineEco na UBI.
Atividades paralelas
Este ano há dois artistas locais a expor no CineEco. Luiz Morgadinho, com uma exposição de pintura nas Galerias da Casa da Cultura, com o tema “Liberdade às imagens e às palavras” e Sérgio Viana, com uma Exposição de fotografia na entrada do Cinema, designada “CineContrastes na estrela”. O programa contempla ainda um concerto de olhos vendados, uma mesa-redonda sobre festivais de cinema e claro, um concerto com a Orquestra da EPSE. O Novo Mercado de Seia, que ocorre no dia 19, terá desta vez um cunho do CineEco, pela sua componente de “reciclagem criativa”.
Mas este é um festival de cinema e por isso, para não dispersar, as atenções vão para a “festa do cinema”, com a realização de várias secções, com o que de melhor se produziu no último ano em matéria de filmes de ambiente de todo o mundo.
Júris
Para além do júri da Competição Internacional, o Festival tem o Júri da Lusofonia e o Júri da Juventude. Nos dois primeiros estão integrados directores de festivais e outras personalidades convidadas, entre eles professores de escolas de Seia.
O Júri da Juventude é este ano composto por quase 20 jovens na sua maioria do concelho de Seia e região, e que é uma aposta do município para dar oportunidade aos seus jovens de participarem por dentro do festival. Desta forma, os jovens, para além de visionarem filmes, têm acesso a uma experiência altamente enriquecedora.  
Cartaz
No intuito de abrir cada vez mais o festival à comunidade, à semelhança de tantas iniciativas de todos conhecidas, foi aberto concurso para a concepção do cartaz. Três artistas locais apresentaram propostas, no entanto, entendeu a organização que os mesmos não satisfaziam as pretensões. Uma decisão sempre arriscada, tendo em conta que no campo artístico a subjectividade é profunda, atendendo à conceitualidade emergente, à harmonia estética, mensagem, percepção e outros valores - sempre discutíveis.
Por isso, e ultrapassado um bom lapso de tempo, recorreu-se ao Gabinete de Design do Município que a partir de uma fotografia de um trabalho de reciclagem criativa na Ludoteca Municipal elaborou a proposta do cartaz que viria a ser aceite unanimemente. Aos artistas concorrentes o município agradeceu e isso não deve esmorecer, já que a autarquia tem dado o seu apoio incondicional aos criadores locais e muito mais vai continuar a dar, certamente.
Outras notas
Como habitualmente acontece, os Bares da cidade e da região estão a ser convidados para fazerem “Festas CineEco” e os comerciantes desafiados a decorar montras com motivos de cinema e ambiente.
Por último, está a ser implementada a ideia do cartão “Amigos do CineEco”, uma iniciativa simples e informal que tem em vista alargar a rede de amigos do festival, para que estes façam cada vez mais do CineEco uma imagem de marca de Seia, que projecte e nos faça bem ao Ego de senenses! Porque um amigo é aquele que ajuda, independentemente de ter ou não ter cartão!
Agora, o que é preciso é mobilizar pessoas ás salas da Casa da Cultura, onde decorrerá o festival, e para isso estamos também a desafiar colectividades e empresas, além das escolas.
Mário Jorge Branquinho



Sem comentários: