terça-feira, 7 de abril de 2009

Seia a Rir

Abril, gargalhadas mil. Em Seia, está de volta o festival de stand up comedy e artes do palco.
Porque não podemos andar sempre a falar de crise, porque tristezas não pagam dividas, por isto e por aquilo, convém de vez em quando descontrair. Sair à rua e ir ao teatro.

Este ano o festival termina em grande, com “A Verdadeira Treta”, porque o António Feio, que luta contra a doença, continua determinado em fazer rir, na conversa com o José Pedro Gomes. Gomes, esse volta a Seia, depois de ter cá estado com o “Coçar”, a falar sozinho para o público que na altura enchia o cineteatro.

Desta vez, aqui em Seia e no palco, os dois actores falarão desde o preço do petróleo, às operações plásticas, desde a paranóia com a segurança, até à educação, à saúde, passando pelo aumento dos juros. Tudo será esmiuçado pela óptica arrevesada e demente destes dois mamíferos da famosa espécie "Chico-Espertus Lusitanus".

Mas a festa da risada também se faz com o monólogo de Ana Brito e Cunha, que no dia 18 de Abril apresenta “Super-Mulher” na primeira parte de uma noite que promete ser em cheio e em grande. É que, depois de 50 minutos a rir das duras realidades do dia-a-dia de uma mulher igual a tantas outras com que nos cruzamos nos seus papéis de colegas, amigas, filhas, mães… enfim, de SUPER MULHER, e depois de um intervalo de quinze minutos, voltamos à sala para mais cinquenta minutos de espectáculo, desta vez com a actriz sérvia Natasha Marjanovic, que vem a Seia apresentar “Vento Leste”. Ali o público será convidado a viver, rir e chorar numa narrativa que, com muita garra e bom humor leva as pessoas de emoção em emoção, através de um vento que sopra de Leste.

Tirando isto, que já não é pouco, o tal pequeno festival ainda proporciona a vinte e dois de Abril, ao fim de um dia de trabalho, um workshop de riso e dia dezoito à tarde, música de rua com os Gaiteiros Orcellon da Galiza que vêm animar as ruas da cidade anunciando a abertura do festival.
E você, de que é que está à espera?
Venha ver Seia a Rir e ria também.

Sem comentários: