terça-feira, 31 de maio de 2011

EM VIAGEM, Trigo Limpo Teatro Acert e actores locais na Casa da Cultura de Seia


Domingo, dia 5 de Junho, pelas 21H45, terá lugar no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia a apresentação do trabalho final da Residência Artística do Trigo Limpo Teatro ACERT e actores locais, que decorre de 2 a 5 de Junho.


O espectáculo de circulação na Cultrede, tem por base uma narrativa dramatúrgica baseada no cruzamento do conto “A Viagem” de Sophia de Mello Breyner Andresen e a “História Trágico-Marítima” de Bernardo G. de Brito. Um espectáculo final com um cenário e um elenco base do Trigo Limpo teatro Acert que integra, até 20 elementos da comunidade do concelho de Seia, que terão uma formação em construção (de vime), movimento e interpretação nos 3 dias anteriores à apresentação.




Resumo:
Um casal (que pode lembrar os antigos descobridores) parte em viagem. Chegam a uma encruzilhada. Devemos estar a chegar – disse o homem. E continuaram.
Devemos estar enganados. Devemos ter vindo por uma caminho errado – disse a mulher. Com certeza que nos enganámos no caminho. O que é que vamos fazer?
- Seguir em frente. E seguiram…
Numa sucessão de enganos o casal acaba por chegar a vários sítios mas continua sempre a perder-se e não encontra nunca o caminho de regresso.
Estes vários locais que encontra são as narrativas da história trágico-marítima:
“…e fomos até ter vista da ilha, mais por teima que por outra coisa e não achámos saída; e não achando saída fizemos um bordo de sudoeste para a contrabanda donde viemos, onde andámos quinze dias sem poder sair com muita chuva, vento e frio. E nisto andámos resgatando mantimento. E metemo-nos em um rio pequeno onde estivemos três dias. Aqui veio um filho do xeque da terra, a que eles chamam Feluz, e esteve falando com D. Luís, e trouxe de presente um galo e um pouco de arroz e lhe deram um barrete vermelho e mais um pedaço de pano vermelho pintado. E ao outro dia veio o pai e trouxe dois galos e um fardinho de arroz e levou outro barrete e uma bracelete de prata…”

domingo, 29 de maio de 2011

Nuno Portugal apresenta em Seia o Voo da Papoila



O Jovem realizador de Seia, apresentou hoje ao público da cidade, na Casa Municipal da Cultura, a sua ultima curta-metragem – O VOO DA PAPOILA.

O texto resumido do filme é este:



Uma simples fotografia e uma canção unem para sempre três personagens. O fotógrafo Sebastião, o soldado JOAQUIM e a criança RUI que se tornam, através de uma foto, ícones da esperança de Abril. E a questão lançada é, o que é feito dessa esperança 30 anos depois? E não estaremos nós a voltar de novo atrás, como nos prometeu a gaivota?


Trata-se de um trabalho de 15 minutos, financiado pela RTP e ICA, produzido por António Ferreira e Tathiani Sacilotto.

Na ocasião, Nuno Portugal apresentou igualmente uma outra curta-metragem – Hepicat, uma obra que já não teve financiamento e que por isso fica muito áquem da primeira, por falta de meios, conforme revelou o autor.

Ainda antes da apresentação de videoclips e outros trabalhos de Nuno Portugal, o público teve oportunidade de estabelecer diálogo com o realizador, que contou a sua história de vida. Um percurso que já leva 6 anos em termos de carreira profissional e que resultou e resulta de muita persistência, muito trabalho e dedicação.

Um talento de Seia no mundo do cinema, a dar provas de grande profissionalismo e de quem se espera uma carreira prometedora.
Nuno Portugal nasceu em 1982 em Coimbra mas foi naturalizado em Seia onde sempre viveu.

Licenciado em Estudos Artísticos (na vertente de cinema) em 2007 na Universidade de Coimbra.

O seu primeiro filme foi "O Outro Lado", uma curta metragem que recebeu uma menção honrosa no FANTASPORTO e que é uma das vencedoras no "Jovens Criadores 2006". Desde então tem realizado e montado inúmeros videoclipes, assim como trabalhos cinematográficos e institucionais ao serviço da Produtora PERSONA NON GRATA PICTURES (antiga ZED FILMES).

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pontes do Alva e Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) do IPG alertam para os perigos do álcool



No passado dia 19 de maio, o Projeto Pontes do Alva, promovido pela Associação de Beneficência do Sabugueiro, dinamizou, em parceria com a Escola Superior de Turismo e Hotelaria, uma ação de sensibilização para o consumo de bebidas não alcoólicas. Esta ação consistiu na composição, por parte dos alunos da ESTH, de cocktails sem álcool, oferecidos aos visitantes da VII Expo Social, evento promovido anualmente pelo Município de Seia.



A equipa técnica do Pontes do Alva procurou sensibilizar para a existência de alternativas ao álcool, e para as consequências do consumo em excesso desta substância.


No período da manhã, a iniciativa deu seguimento ao workshop sobre Prevenção Rodoviária também no âmbito da VII Expo Social. Já no período da tarde, a ação conjunta do Pontes do Alva e da ESTH foi contextualizada pelo Fórum sobre Violência Doméstica que teve lugar nas instalações da Casa Municipal da Cultura, tendo participado cerca de uma centena de pessoas.

Realçamos que, quer a sinistralidade rodoviária, quer a violência doméstica são problemáticas potencialmente provocadas ou agravadas pelo consumo abusivo de álcool, pelo que a iniciativa não poderia ser mais pertinente.

A organização deixa um agradecimento especial a todos os que contribuíram para o sucesso desta iniciativa.


Filmes de Nuno Portugal, na Casa da Cultura de Seia




O jovem realizador português natural de Seia, Nuno Portugal vai apresentar nesta edição do ARTIS, vários trabalhos em vídeo de sua autoria.



Será na Casa da Cultura de Seia, dia 29 de Maio, pelas 15:30 horas, no âmbito da programação do Festival de Artes Plásticas – ARTIS X.



Nuno Portugal é Licenciado em Estudos Artísticos (vertente de cinema), foi primeiro assistente de Câmara nos filmes “Embargo” e “A Trança de Inês” de António Ferreira.


No final da exibição do filme, haverá debate, com a presença do realizador.


A entrada é Livre.




terça-feira, 24 de maio de 2011

MERCADO TROCAS & BALDROCAS NO 1º SÁBADO DE CADA MÊS EM SEIA





Organizado pelo Município, em colaboração com a Junta de Freguesia de Seia e Associação de Arte e Imagem, vai ter lugar no próximo dia 4 de Junho em Seia, o denominado “Mercado Trocas & Baldrocas”.




O mercado, que se realizará no primeiro Sábado de cada mês, até Setembro, na Av. Dos Combatentes, (por detrás da Câmara Municipal) destina-se, exclusivamente, a “expositores” não profissionais que estejam interessados em comercializar objectos que acumularam em casa ou do seu artesanato, bem como a pessoas das artes visuais, do espectáculo e da música que queiram actuar ou comercializar os seus trabalhos livremente.


Não é permitida a presença de comerciantes profissionais.


As inscrições são gratuitas e estão abertas na Casa Municipal da Cultura de Seia (238 310 293), embora no dia também se aceitem inscrições.



sexta-feira, 20 de maio de 2011

Novo acordo Ortográfico em debate na Casa da Cultura de Seia


25 de Maio de 2011, pelas 21.30 H, no Auditório da Casa da Cultura



O jornalista do Expresso, António Loja Neves, vai estar em Seia no próximo dia 25 de Maio para debater as alterações provocadas na Língua Portuguesa com a entrada em vigor do novo Acordo Ortográfico, numa palestra que irá decorrer no auditório da Casa Municipal da Cultura, pelas 21:30h.

Organizada pelo Município de Seia, através da Biblioteca Municipal, com esta palestra pretende-se explicar quais as causas do novo acordo, bem como dar uma explicação pormenorizada das respectivas alterações, estando ainda contemplado uma breve abordagem histórica da evolução da língua portuguesa através dos séculos.





Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores em 2004, António Loja Neves é jornalista no Expresso, onde coordenou por quase três décadas o Departamento de Copydesk, sector que assegura o cumprimento do estatuto editorial e da qualidade da escrita do português naquele semanário. Ligado ao suplemento cultural, tem desenvolvido crítica literária. Foi colaborador da revista Camões, editada pelo Instituto Camões, e de mais publicações especializadas. Fez parte da coordenação das três edições do Campeonato da Língua Portuguesa, organizado pelo Expresso, pelo Jornal de Letras e pela SIC.


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ministra da Saúde em Seia



A Ministra da Saúde, Ana Jorge vai inaugurar esta sexta-feira a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Seia, a funcionar na Folgosa do Salvador, junto ao Lar daquela instituição que faz este ano 440 anos.

Esta Unidade, que é uma espécie de Hospital de rectaguarda, está dotada de uma unidade de média duração e reabilitação, com 30 camas, e de uma de longa duração e manutenção, com 12 camas. Além de clínica de medicina física e reabilitação com fisioterapia e hidroterapia.

Por isso, esta é mais uma estrutura importante, a funcionar no nosso concelho, onde os Serviços Social e de Saúde ganham grande peso.

Já a construção do Hospital de Seia foi igualmente uma grande conquista para o concelho, faltando agora acrescentar cada vez mais valências e serviços.

O que não tem corrido muito bem são os cuidados de saúde primários, que são quase inexistentes no concelho. Basta olhar para o Centro de Saúde, quase moribundo.

Mas esse será um debate para depois das eleições do dia 5 de Junho!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Concerto com Orquestra Filarmonia das Beiras, nos Dias da Música Electroacústica


.
21 de Maio, 21h45 no Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura de Seia




Programa:


Jaime Reis – Síntese I para Orquestra de Câmara
Edson Zampronha* – Concerto para Piano e Orquestra Nº1
Ana Cláudia Assis, piano
Jean Sebastien-Bereau** – A Última Porta para Piano a Quatro Mãos e Orquestra
Ana Cláudia Assis e Ana Telles, piano
João Pedro Oliveira – Abyssus Ascendens ad Aeternum Splendorem para Piano, Orquestra e Fita
Ana Telles, piano





* Primeira audição em Portugal
** Estreia absoluta

INTERVENIENTES:
Orquestra Filarmonia das Beiras
Ana Telles, piano
Ana Cláudia Assis, piano

António Vassalo Lourenço, maestro


Bilhetes à Venda







Técnico do Seia solidário na expulsão


O futebol tem destas coisas. O Seia Futebol Clube e o Mileu, que subiram os dois à 1ª Divisão da Guarda em Futebol sénior, jogaram recentemente para ver dos dois, qual era o campeão do Distrito. Ganhou o Mileu, mas no jogo ocorreu uma peripécia, relacionada com os dois treinadores – José Carvalho, do Mileu e Cesar Fernando do Seia.


A história é relatada por Matheus Laboissière, AQUI .

Fotografias digitais não guardam para sempre as memórias do passado



A fotografia digital está a matar o arquivo fotográfico para memória futura, uma vez que as fotografias em suporte digital não duram mais de 15 anos e as fotografias actuais, em papel, a cores também não duram muito mais. Por isso, está em risco a cultura civilizacional desta geração. Quem o disse foi o fotógrafo José Pessoa, na passada sexta-feira à noite, na Casa Municipal da Cultura de Seia, no âmbito da Conversa sobre Fotografia, que decorreu integrada no Festval ARTIS.


José Pessoa, cujo curriculo se pode ver AQUI alertou inclusivamente para as preocupações da UNESCO nesta matéria, sustentando o facto de se viver cada vez mais para o momento, com o advento da internet e de tudo o que é efemero em detrimento da salvaguarda de valores culturais para as gerações vindouras.



Nós ainda vemos fotografias dos casamentos dos nossos pais e avós, mas os nossos filhos e netos não verão as nossas fotografias, advertiu.


José Pessoa falava para 15 pessoas de Seia ligadas à fotografia, aproveitando a ocasião para projectar fotografias associadas à musica, “Rhapsody in Blue” de George Gershwin e “Um Americano em Paris”, o que constituiu também um momento alto daquela noite.

Sérgio Reis, no seu blogue Artes Vivas fala também desta iniciativa AQUI

domingo, 15 de maio de 2011

Exposocial esta semana em Seia


O Município de Seia, a Rede Social e o Contrato Local de Desenvolvimento Social, vão promover, em parceria com diversas entidades, de 17 a 21 de Maio, a VII Edição da ExpoSocial, este ano subordinada ao tema “A Inovação Social: Empreender para Desenvolver”.


Mantendo os traços das edições anteriores, que têm como objectivos criar um espaço de encontro, debate e formação, agregando públicos diversos, a organização preparou para a VII Exposocial um conjunto de actividades, nomeadamente em torno das seguintes temáticas: inovação e empreendedorismo, igualdade de género, educação e cidadania, voluntariado, salientando-se ainda várias manifestações nas áreas das artes e da cultura.


O ponto central será no largo do município, onde estará montada uma grande tenda e na Casa Municipal da Cultura, onde decorrerão vários seminários, conferências e espectáculos.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Dispositivo de protecção civil na Serra da Estrela pode ser replicado

Está desactivado o Dispositivo Conjunto de Protecção e Socorro da Serra da Estrela, plano que nos últimos cinco meses juntou Bombeiros, Protecção Civil e GNR na vigilância de todo o maciço central acima dos 1400 metros. Neste Inverno, o balanço é considerado bastante positivo, ao ponto de já se estudar a sua aplicação aos meses de Verão, de forma a proteger o Parque Nacional da Peneda Gerês.

Ao terceiro ano de plano conjunto, as melhorias explicam-se com a experiência já adquirida, seja na capacidade de escolha e pré-posicionamento dos meios de socorro, seja no melhor conhecimento dos hábitos e comportamentos de quem frequenta a Serra.

Os números falam por si: Este Inverno, as autoridades evacuaram 133 pessoas – a esmagadora maioria por terem ficado retidas dentro de automóveis e autocarros, quatro vezes menos do que as 557 evacuadas o ano passado. No posto de intervenção que juntou todas as forças, foram atendidas este ano 180 pessoas – menos 359. Por outro lado, foram lançadas operações de busca e salvamento para cinco pessoas que se perderam – menos 13 do que o ano passado - e foram assistidas 62 pessoas vítimas de quedas com traumatismos – menos 16 do que no Inverno anterior.

Pela negativa, apenas um indicador: o das desempanagens, ou seja, aqueles casos em que a mecânica ou – sobretudo – a falta de gasolina trai quem sobe à Serra. Este ano, as autoridades tiveram que ajudar 407 automobilistas, mais 379 do que o ano passado.

Este dispositivo conjunto da Protecção Civil, bombeiros, e Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro, da GNR, abrange os distritos da Guarda e Castelo Branco e, dentro deles, os concelhos da Covilhã, Manteigas, Seia, e Gouveia.



Celso Paiva Sol

segunda-feira, 9 de maio de 2011

CONVERSA INFORMAL DE FOTOGRAFIA, com José Pessoa


No âmbito da programação do ARTIS 2011 – X Festival de Artes Plásticas de Seia, vai decorrer esta sexta – feira, dia 13 de Maio, a partir das 21 horas no Espaço Internet da Casa Municipal da Cultura, uma denominada “Conversa Informal” sobre Fotografia. A Conversa que tem como tema, “Novos Olhares, novos percursos na fotografia” e será orientada pelo técnico de Fotografia e Radiografia José Pessoa.


O município de Seia convida todas as pessoas interessadas em participar na conversa.

Doutorando em História da Arte pela Universidade de Coimbra, José Pessoa cedo começou as suas incursões pelo mundo da fotografia. Primeiro na imagem publicitária, em 1966, mas apenas quatro anos depois sentiu necessidade de aprofundar conhecimentos técnicos.


É nessa altura que realiza um estágio no Instituto José de Figueiredo, onde acaba por ficar durante 17 anos. Em 1987 monta o laboratório do Arquivo Nacional de Fotografia, em formação, e integra desde 1989 a Divisão de Documentação Fotográfica do Instituto dos Museus e da Conservação.


Do seu vasto curriculum, que inclui o inventário fotográfico nacional, destaque para a direcção de fotografia da Europália e Lisboa 94. Foi ainda membro do grupo de trabalho para o estudo da Pintura Portuguesa do século XV e é o actual responsável pelos exames técnicos e científicos do retábulo flamengo da Sé de Évora. Autor de textos sobre fotografia documental e História da Fotografia, tem comissariado diversas exposições como é o caso de “Luzes da Pedra”, “Fotografia ao Serviço da Obra de Arte I” e “Terra, Mãos e Fogo – Fotografia ao Serviço da Obra de Arte II”.


Tem sido responsável de cursos de técnicos de fotografia e radiografia para o exame de obras de arte e participou com aulas em diversos mestrados e cursos livres, em diversas Faculdades.
Tem leccionado também diversas cadeiras de História da Fotografia.


Actualmente exerce funções no Museu de Lamego.




domingo, 8 de maio de 2011

José Mário Santos vence Prémio Pintura ARTIS, em Seia







“Labirinto”, uma obra de técnica mista em acrílico, da autoria de José Mário Santos, residente na cidade da Maia, foi a grande vencedora do Prémio de Pintura do ARTIS – X Festival de Artes Plásticas de Seia. O prémio, no valor de 1.500 euros (com aquisição da obra pelo município) foi entregue na cerimónia de abertura do Festival, este Sábado à noite, perante uma assistência que quase enchia o Cineeatro da Casa Municipal da Cultura de Seia.


José Mário Santos é licenciado em artes plásticas – Pintura, pela Escola de Belas Artes do Porto e é docente na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.


O Júri do Festival, constituido pelos artístas plásticos e docentes Sérgio Reis e Luis calheiros e pelo programador da Casa Municipal da Cultura de Seia, Mário Branquinho, atribui ainda na área da Pintura, as seguintes Menções Honrosas:


“O Beijo de Judas” – Óleo s/ tela, de Adriana Matos, de Azambuja; “Espaço – Off” – Acrílico s/ tela, de Paula Aniceto, de Santa Maria da Feira e “Meeting”, Acrílico s/ tela, de Rui Tavares, de Vila Real.


O Prémio Escultura, no valor de 500 Euros, foi atribuido à obra “Tensão e Alma do Ferro”, de ferro soldado, da autoria de Hugo Maciel, de Sezimbra.


Nesta área de Escultura, foram ainda atribuídas as seguintes Menções Honrosas:

“Metamorfose V”, que utiliza barro e resíduos industriais, da autoria de Iliana Menaia, de Ponte de Sôr e “Perpétuo Movimento”, uma escultura em Bronze, da autoria de Fernando Saraiva, da Figueira da Foz.


Concorreram 92 artistas nas modalidades de pintura e escultura, oriundos de 43 localidades portuguesas, e um artista brasileiro, de Fortaleza.


O Festival ARTIS, decorre de 7 de Maio a 5 de Junho, na Casa Municipal da Cultura de Seia e noutros espaços alternativos da cidade de Seia e para além da Exposição de Pintura e Escultura deste concurso, tem ainda a decorrer Mostras de Pintura, escultura e fotografia de artistas locais, num total de mais de 100 obras expostas.


Do programa das actividades paralelas, para além do espectáculo Caravant Cabaret, da Companhia Ball 17, que decorreu no âmbito da abertura do Festival, o ARTIS conta ainda com workshop’s de escrita criativa, fotografia e pintura, um concerto com a Orquestra Filarmonia das Beiras e outro com uma banda local; um espectáculo com a Companhia de Dança Contemporânea de Sintra – O Mundo que Dança, e uma Residência Artistica de 2 a 5 de Junho com o Grupo Trigo Limpo, Teatro ACERT, que mobiliza também actores locais.

Mais informações, AQUI e AQUI

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Escultor António Nogueira e compositor Jaime Reis homenageados no Festival ARTIS




Os artistas de Seia, na sequência do que é habitual nas edições do Festival ARTIS, vão homenagear este ano mais dois artistas locais.

Nesta décima edição, serão homenageados o escultor António Nogueira, na cerimónia de abertura do Festival, dia 7 de Maio à noite na Casa Municipal da Cultura e o compositor Jaime Reis, no concerto com a Orquestra Filarmonia das Beiras, que se realiza também na Casa Municipal da Cultura, no dia 21 de Maio.

António Nogueira nasceu em Seia a 1 de Março de 1967. Licenciou-se em escultura pela Escola Universitária das Artes de Coimbra ARCA-EUAC em 1994, tempo durante o qual exerceu actividade de escultor numa fábrica de mármores em Alfarelos.


Desde 1995 possui ateliê próprio, em Lavariz, Carapinheira, Concelho de Montemor-o-Velho, onde passou a residir. Entre 1995 e 1999 leccionou Artes Visuais em várias escolas. Encontra-se representado em diversas instituições e colecções particulares, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Jaime Reis nasceu em Dezembro de 1983 e iniciou os seus estudos musicais em Seia aos cinco anos com o Etnomusicólogo António Tilly. É licenciado em Composição na Universidade de Aveiro, onde recebeu três bolsas de mérito. É aluno do doutoramento em Ciências Musicais na FSCH-UNL. Frequentou seminários com Emmanuel Nunes e Stockhausen. Investiga no INET-md. É director artístico do festival Dias de Música Electroacústica, professor e director pedagógico do Conservatório de Música de Seia.




Convite às pessoas de Seia para integrarem Residência Artística de Teatro

.


Vai decorrer na Casa Municipal da Cultura de Seia, uma Residência Artística de 2 a 5 de Junho, com o Grupo Trigo Limpo, Teatro ACERT, ver AQUI

Quem estiver interessado, pode participar numa reunião, segunda-feira, 9 de Maio, 18 horas na Casa Municipal da Cultura, onde serão dadas informações detalhadas.


Esta pode ser uma experiência enriquecedora, através do contacto com actores profissionais.


Fica o convite!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Caravan Cabaret, na abertura do Festival ARTIS


Senhoras e senhores, meninos e meninas, chefes de família, funcionários, secretárias, intelectuais, desempregados, vereadores da cultura, directores gerais, moradores de um mundo no qual sonhar é uma urgência… Bem-vindos ao "Caravan Cabaret". Um pedaço ambulante de história. Uma caixa de surpresas; um refúgio para proscritos; a estação terminal dos artistas que nenhum espectáculo quer. Bailarinas expulsas dos melhores music-halls de Paris; cómicos espancados nos night clubs de Nova Iorque; mágicos fugidos dos Circos Mundiais; aberrantes belezas esquecidas numa bomba de gasolina por um Freak Show no Minnesota; um cantor que nunca actuará no Coliseu dos Recreios. Para esta família de outsiders interestelares o cabaret é uma forma de viver, de ver, de sentir. Um boulevard de sonhos desfeitos. O Caravan Cabaret é um castigo divino; artistas condenados a vaguear eternamente numa estrada perdida, num revivalismo de glórias passadas; pequenas doses de arte concentrada, a ponto de serem deitadas para o vazio do esquecimento.






http://www.casadaculturadeseia.com/teatro.htm